Para o TRF-1, Lula nomeia filho de ministro do STJ e amigo de Flávio Bolsonaro

Na noite da última quinta-feira (7), Lula nomeou dois novos desembargadores para o TRF-1, para o preenchimento da cota dos advogados na corte. Pelo chamado “quinto constitucional”, empregado apenas no Brasil, todos os tribunais de justiça (segunda instância da justiça estadual) e os tribunais regionais federais (segunda instância da justiça federal) devem reservar um quinto de suas vagas para advogados, um quinto para membros do ministério público, e somente o restante para juízes de carreiras.

Dessa vez, os escolhidos por Lula foram o advogado Eduardo Martins, filho do ministro do STJ Humberto Martins, e conhecido por sua amizade com o senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ); e o advogado Flávio Jardim, procurador do Distrito Federal, e sócio do escritório Sérgio Bermudes (onde atua Guiomar Mendes, esposa do ministro Gilmar Mendes). Ambos os nomes receberam amplo “apoio” por parte de ministros do STF.

Enquanto permanecermos presos a figuras como o “quinto” e outras formas de nomeações de togados com base em critérios de influência política, continuaremos fadados a lidar com um Judiciário repleto de membros em dívida de favores junto aos seus nomeantes, com visível comprometimento do seu dever de imparcialidade. Ou, nas palavras do próprio ministro Barroso, o único poder não-eleito seguirá atuando como um “poder político”.

Fonte: O Tempo

Compartilhe

Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editors Pick

No Posts Found!

Subscribe For News

Get the latest sports news from News Site about world, sports and politics.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Latest Posts

  • All Post
  • Notícias

2022 HUSQVARNA FC450 ROCKSTAR EDITION

Captura de Leads

© 2023 Created with Royal Elementor Addons