No último domingo (10), parlamentares brasileiros viajaram a Washington para participar de uma comitiva organizada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e pelo jornalista Paulo Figueiredo, com o objetivo de denunciar ao governo e à imprensa dos Estados Unidos a escalada do autoritarismo judicial no Brasil. Os congressistas devem participar de uma coletiva de imprensa convocada pelo parlamentar americano Christopher Smith, do Partido Republicano, durante a qual abordarão temas como o cerceamento à liberdade de imprensa e de expressão no Brasil, o desrespeito ao devido processo legal, a ilegalidade das prisões ensejadas pelo 08.01, e a perseguição a jornalistas e opositores.
Havia sido agendada uma audiência para a terça-feira (12) na Comissão de Direitos Humanos. No entanto, o evento foi cancelado por iniciativa exclusiva de Jim McGovern, deputado do Partido Democrata. A comissão bipartidária é copresidida por McGovern e por Christopher Smith, que havia feito o convite aos parlamentares brasileiros. A audiência seria realizada sob o título “Brasil: Uma Crise de Democracia, Liberdade e Estado de Direito?”.
Ainda assim, os parlamentares brasileiros mantiveram a viagem, e deverão conversar com autoridades locais e com a imprensa. Que consigam, na maior democracia liberal do mundo, alardear aos quatro ventos o sufocamento crescente das nossas liberdades!
Fonte: Gazeta do Povo
Compartilhe



