Bolsonaro é indiciado por falsificação de certificado de vacinação

Nesta terça-feira (19), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal por suposta adulteração da carteira de vacinação contra a Covid-19, com a inserção de dados falsos no certificado de imunização. Além de Bolsonaro, também foram indiciados o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente; a esposa dele, Gabriela Cid; o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ); além de ex-assessores, militares e profissionais da saúde envolvidos no esquema. Os dados teriam sido inseridos em cartões de vacinação emitidos pela Secretaria de Saúde do Estado de Goiás e pela prefeitura de Duque de Caxias (RJ).

Segundo a PF, os dados, inseridos nos sistemas do Ministério da Saúde entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, teriam promovido uma “alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante, qual seja, a condição de imunizado contra a Covid-19 dos beneficiários”. Ainda de acordo com as autoridades policiais, as alterações teriam sido usadas como meio para burlar “restrições sanitárias vigentes imposta pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa, no caso, a pandemia de Covid-19”, e para “manter coeso o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19.”

Em depoimento prestado, em maio do ano passado, Bolsonaro confirmou sua autorização para que a Controladoria-Geral da União (CGU) apurasse a suposta adulteração nos últimos dias do mandato, em 2022. Na época, também havia autorizado a divulgação de seu cartão de vacinação.

Lá seguimos nós, investigando supostas adulterações em certificados de imunização, enquanto convivemos com o reassentamento de criminosos notórios no poder, e com o esvaziamento diário de inquéritos sobre corrupção grossa, anulados ou trancados por magistrados aos quais caberia o dever funcional de levá-los a cabo. Nossa rotina se tornou uma sucessão de “cortinas de fumaça”.

Fonte: Gazeta do Povo

Compartilhe

Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editors Pick

No Posts Found!

Subscribe For News

Get the latest sports news from News Site about world, sports and politics.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Latest Posts

  • All Post
  • Notícias

2022 HUSQVARNA FC450 ROCKSTAR EDITION

Captura de Leads

© 2023 Created with Royal Elementor Addons