MPF repudia projeto de extinção das “saidinhas”

Na última terça-feira (6), o Ministério Público Federal assumiu postura crítica ao projeto de lei sobre a extinção das “saidinhas” de presidiários em feriados e dias festivos. O projeto, já aprovado na Comissão de Segurança Pública do Senado, ainda será encaminhado à CCJ da mesma casa legislativa.

Na visão dos procuradores, as varas de execuções penais já “seguem regras específicas para a concessão das saídas temporárias a partir de minuciosa avaliação de cada caso, separadamente.” Ainda de acordo com o MPF, as tais saidinhas seriam “importantes instrumentos de ressocialização e reconstrução dos laços sociais, fortalecendo os vínculos familiares e contribuindo para o processo de reintegração social da pessoa em privação de liberdade.”

Para os procuradores, no entanto, faltou um único detalhe: o contato com a realidade social. Ao assumirem tal postura, negligenciam o percentual considerável de meliantes que, uma vez beneficiados pelas “saidinhas”, não retornam ao sistema prisional com os próprios pés. E, mais grave: desconsideram todos os estudos sérios sobre a elevação nos índices de criminalidade por ocasião das saídas temporárias. Precisamos definir os nossos rumos, e optar por uma repressão eficiente ao crime (com a preservação da ordem social), ou, então, escancarar um “liberou geral”, retirando a eficácia das punições e estimulando a prática de delitos.

Fonte: Revista Oeste

Compartilhe

Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editors Pick

No Posts Found!

Subscribe For News

Get the latest sports news from News Site about world, sports and politics.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Latest Posts

  • All Post
  • Notícias

2022 HUSQVARNA FC450 ROCKSTAR EDITION

Captura de Leads

© 2023 Created with Royal Elementor Addons