Em nova fase da Operação Lesa Pátria, PF mira supostos financiadores do 08.01

Nesta quinta-feira (29), a Polícia Federal cumpre 34 mandados no âmbito da 25ª fase da Operação Lesa Pátria, contra suspeitos de financiarem e fomentarem os atos do 08.01. As diligências, cumpridas nos Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo e no Distrito Federal, consistem em 24 mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e sete de monitoramento eletrônico, todos eles expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Os mandados de prisão preventiva são cumpridos em São Paulo (1) e no Distrito Federal (2), e, segundo informações preliminares trazidas pela Gazeta do Povo, seus alvos na capital federal são os empresários Joveci Xavier de Andrade e Adauto Lúcio Mesquita, do ramo supermercadista, por terem financiado o acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército entre novembro de 2022 e janeiro de 2023. Os detidos também sofreram busca e apreensão. Xavier teve seu indiciamento requisitado pela CPI dos “atos antidemocráticos” da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e pela CPMI do 8/1 do Congresso. Ele negou ter participado dos atos, mas admitiu ter ido ao QG do Exército pelo menos três vezes, em uma delas segurando um cartaz em que dizia “Supremo é o povo”.

Moraes também determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores de todos os investigados para ressarcir o governo pelos danos causados às sedes dos Três Poderes.

A defesa dos empresários presos sustentou que “os investigados veem agora a oportunidade de elucidar completamente as questões em aberto”, e que eles “reiteram seu compromisso com a democracia, o Estado de Direito, o respeito às instituições, ao processo eleitoral.”

O arbítrio não para, e somos forçados a presenciar medidas como busca e apreensão e até prisões determinadas por juiz incompetente, sem qualquer flagrante da prática de crimes tipificados como tais, no âmbito de inquérito inconstitucional e ilegal, pois aberto de ofício e sem objeto e/ou prazo definidos.

Mais informações a qualquer instante.

Fonte: Gazeta do Povo

Compartilhe

Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editors Pick

No Posts Found!

Subscribe For News

Get the latest sports news from News Site about world, sports and politics.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Latest Posts

  • All Post
  • Notícias

2022 HUSQVARNA FC450 ROCKSTAR EDITION

Captura de Leads

© 2023 Created with Royal Elementor Addons