À frente do CNJ, Barroso pede dados sobre o alto número de litígios contra o poder público

Na última terça-feira (27), o presidente do CNJ e do STF, ministro Barroso, se reuniu com diversos procuradores estaduais e municipais, além de técnicos de sua equipe, para iniciar debate de “enfrentamento ao elevado número de processos contra o poder público no Poder Judiciário”. Segundo Barroso, “no Brasil existe uma epidemia geral de litigiosidade”, e, para ele, “o que precisamos reunir aqui são informações que nos permitam entender o problema. A partir disso, pensaremos nas medidas que serão tomadas.”

Por meio da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (Datajud), o CNJ levantará o número de processos que estavam em andamento, em 31 de dezembro de 2023, dentro de temas específicos. As categorias escolhidas foram: servidor público, saúde, execução fiscal (quando houver embargos), desapropriação, ações de cobrança, trabalhista, responsabilidade civil, tributário, trânsito, previdenciário e educação.  Todas as procuradorias selecionadas – estaduais e municipais – se comprometeram a apurar números com os mesmos critérios. De posse dos números, e à luz de um comparativo com a situação em nações como Estados Unidos, Alemanha e França, Barroso pretende “entender como a litigância contra o poder público é tratada nesses países e, assim, buscar soluções possíveis para o enfrentamento do problema.”

Nossos togados de cúpula insistem em não compreender que suas funções institucionais se resumem a decidir litígios entre partes, e, no âmbito do CNJ, a fiscalizar casos concretos de suspeita de desvios por parte de magistrados. Além do mais, a elevada litigiosidade contra o poder público se deve a uma multiplicidade de fatores – todos fora da esfera de atuação de um juiz em particular – como, por exemplo, a péssima qualidade dos serviços públicos e a própria morosidade do Judiciário, que redunda no acúmulo de processos. Questões a serem enfrentadas não por Barroso, mas por gestores públicos eleitos e por legisladores também votados, via medidas como, por exemplo, a tão aguardada reforma administrativa.

Fonte: Agência CNJ de Notícias

Compartilhe

Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editors Pick

No Posts Found!

Subscribe For News

Get the latest sports news from News Site about world, sports and politics.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Latest Posts

  • All Post
  • Notícias

2022 HUSQVARNA FC450 ROCKSTAR EDITION

Captura de Leads

© 2023 Created with Royal Elementor Addons