Para Carmen Lúcia, anistia “não parece ser o caso” dos prisioneiros do 08.01

Em entrevista, nesta quarta-feira (13), à GloboNews, a ministra Carmen Lúcia, do STF, a aprovação de uma possível anistia “não parece ser o caso” dos detentos pelos atos do 08.01. Segundo a togada, “a anistia, portanto, é um instrumento que vem para dar um caráter humanitário para determinadas situações, para penas consideradas indevidas ou desumanas. Não me parece ser o caso [dos envolvidos no 8 de Janeiro]. Mas, se um pedido vier ao STF, será judicializado. Não há assunto proibido.”

Fala à imprensa que torna a ilustrar a aversão da nossa cúpula judiciária à institucionalidade. Se há um projeto em curso no Legislativo sobre uma eventual anistia, e se, como reconhecido pela própria ministra, o caso pode vir a ser submetido ao tribunal por ela integrado, caberia a ela um dever de silêncio sepulcral sobre o caso, sob pena de incorrer em prejulgamento – como “parece ter sido o caso” da entrevista de hoje -, e em impedimento para apreciar um futuro litígio na corte.

Porém, para essa magistrada que, durante a última corrida eleitoral, relativizou a vedação constitucional à censura, tendo criado a figura da mordaça “autorizada só até o dia da eleição”, é plenamente admissível a manifestação de palpites fora dos autos. A institucionalidade do país jaz em cova rasa, lançada às traças.

Fonte: Poder 360

Compartilhe

Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editors Pick

No Posts Found!

Subscribe For News

Get the latest sports news from News Site about world, sports and politics.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Latest Posts

  • All Post
  • Notícias

2022 HUSQVARNA FC450 ROCKSTAR EDITION

Captura de Leads

© 2023 Created with Royal Elementor Addons