Negro vira réu por injúria racial

Após ter xingado cidadão italiano de “cabeça branca europeia e escravagista”, homem negro foi denunciado pela promotora Hylza Paiva por injúria racial, na cidade de Coruripe (AL). A denúncia foi baseada na Lei 14.532/23, assim como nas provas de uso de tom pejorativo em referência à nacionalidade italiana. O juízo da 1ª Vara de Coruripe acabou de receber a ação, e de tornar réu o suposto ofensor.

A defesa, assumida pelo Núcleo de Advocacia Racial do Instituto de Negros de Alagoas, sustentou que a “injúria racial só ocorre quando a vítima faz parte de grupos minoritários”. E ainda argumentou, em alusão ao italiano, que “não é cabível que uma pessoa que tem tantos privilégios seja vítima de injúria racial”. Ora, defensores, quem define o conceito de “minoria”, e com base em quais critérios? A partir de parâmetros demográficos, não há dúvida de que, no Brasil, e, em particular, no Nordeste (onde corre a ação), grupos de italianos são minoritários em relação aos de negros.

Será intrigante acompanhar a forma como o judiciário nacional interpretará a tese do chamado racismo reverso, tão irracionalmente combatida pelo pensamento progressista ainda hegemônico entre nós. À luz do princípio constitucional de que todos são iguais perante a lei, a honra de italianos brancos vale tanto quanto a de negros, de indígenas, e por aí vai. Não custa lembrar.

Compartilhe

Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editors Pick

No Posts Found!

Subscribe For News

Get the latest sports news from News Site about world, sports and politics.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Latest Posts

  • All Post
  • Notícias

2022 HUSQVARNA FC450 ROCKSTAR EDITION

Captura de Leads

© 2023 Created with Royal Elementor Addons