Para o TJ/SP, acompanhamento de aula por gestores não viola a liberdade de cátedra

A 2ª Câmara de Direito Público do TJ/SP manteve sentença que havia rechaçado mandado de segurança de professor da rede pública estadual contra a presença gestores em salas de aula. A inspeção das aulas por gestores, consagrada em portaria da Secretaria da Educação do Estado de SP, foi questionada pelo docente, segundo o qual o acompanhamento violaria a liberdade na cátedra, e ainda seria passível de ensejar “perseguições” no ambiente escolar.  

Segundo o relator do caso, desembargador Carlos Von Adamek, não houve qualquer violação, pois a mera presença de um gestor em classe não implica em interferência no teor da aula ministrada. O magistrado ainda acentuou outra impropriedade do caso, pois, em sua alusão a supostas perseguições a outros docentes, o autor da ação se arrogou a defender direitos alheios em seu próprio nome, em pretensão inviável à luz da legislação.

Correta a decisão do tribunal paulista. Salas de aula são espaços públicos, aos quais todos devem ter acesso – em particular os gestores da área pedagógica -, e, se o docente não pratica qualquer ilícito em classe, não tem razão para temer os olhos dos administradores.

Leia a decisão:

https://www.migalhas.com.br/arquivos/2024/1/A9C0757AB88321_acordao-tjsp-professor.pdf

Compartilhe

Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editors Pick

No Posts Found!

Subscribe For News

Get the latest sports news from News Site about world, sports and politics.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Latest Posts

  • All Post
  • Notícias

2022 HUSQVARNA FC450 ROCKSTAR EDITION

Captura de Leads

© 2023 Created with Royal Elementor Addons